domingo, 23 de agosto de 2020

Protocolo para a elaboração do Plano de Ação de Melhoria em Áreas de Reintrodução do Lince ibérico (Manual Iberlince) (ES/PT/EN)

© Royle Safaris - https://www.facebook.com/roylesafaris7
Introdução
A escolha de uma área de reintrodução do lince ibérico passa pelos critérios mínimos de abundância de coelhos e da superfície por eles ocupada (4 coelhos/ha em 10 000 ha) de forma a garantir a sobrevivência a longo prazo da futura população de linces reintroduzida. Todavia, é desejável efetuar ações de melhoria do habitat do coelho com dois objetivos:
• Aumentar as densidades do coelho nas zonas onde o seu número seja mais reduzido.
• Favorecer a implicação direta na conservação do lince ibérico em propriedades privadas e em coutadas de caça através da proteção do território e do aumento da superfície com grandes densidades de coelho.
Este plano de melhoria baseia-se na Custódia do Território, ou seja, no estabelecimento de Acordos de Colaboração entre o projeto e a propriedade privada/associações de caçadores e os terrenos públicos sujeitos ao aproveitamento cinegético do coelho.
No caso das áreas onde a densidade das populações autóctones de coelho-bravo seja muito baixa para permitir o estabelecimento de um exemplar de lince ibérico, irá proceder-se à realização de ações de melhoria para obter uma densidade mínima que permita o estabelecimento e manutenção de exemplares territoriais do lince. Tendo em conta que a bibliografia existente descreve que o tamanho médio do território de uma fêmea de lince potencialmente reprodutora é de 600 hectares, com um mínimo de 1 coelho por hectare (em épocas de valores mínimos de população), terão de se delinear planos de ação para alcançar esse mínimo de 1 coelho por hectare no outono em áreas com cerca de 600 hectares. A unidade de gestão que servirá de base para as ações é a quadrícula UTM 2,5 x 2,5 Km, igual à unidade utilizada para as amostragens de abundância relativa de coelhos, e irá permitir monitorizar a densidade de coelhos em cada unidade de gestão, com uma extensão semelhante ao território da fêmea de lince reprodutora. A distribuição das ações será elaborada individualmente em cada acordo de colaboração estabelecendo, espacial e temporalmente, as ações a realizar.
[PDF] Protocolo para a elaboração do Plano de Ação de Melhoria em Áreas de Reintrodução do Lince ibérico (Manual Iberlince) (ES/PT/EN). http://www.iberlince.eu/images/docs/3_InformesLIFE/ProtocoloMejoras_M.Iberlince.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).