Mostrar mensagens com a etiqueta caçadores. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta caçadores. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Caçadores espanhóis abatem 540 animais em Portugal, na Herdade da Torre Bela, Azambuja.

As imagens que abriram o Jornal da Tarde estão a indignar o país, o Governo, os partidos, e até uma boa parte dos caçadores portugueses. Foram publicadas nas redes sociais, por um grupo de dezasseis caçadores espanhóis, que na passada quinta e sexta feira abatarem 540 animais numa herdade de caça da Azambuja. A maioria eram veados e javalis. O Ministério do Ambiente já suspendeu a licença de caça à herdade da Torre Bela e apresentou uma queixa na justiça.
© RTP1
Instituto de Conservação da Natureza com inquérito a montaria na Azambuja
A montaria decorreu este fim de semana, na Azambuja, e terão sido abatidos 540 animais. A legenda das fotografias que circularam nas redes sociais descrevem que 16 caçadores foram os responsáveis pela morte desse número de veados e javalis. Devido à quantidade de animais abatidos, o Instituto de Conservação da Natureza abriu um processo de averiguações junto da empresa gestora dessa zona de caça cinegética.
A Câmara Municipal da Azambuja garante que não recebeu qualquer informação oficial sobre este caso que ocorreu na Quinta da Torre Bela e que apenas tomou conhecimento da morte dos animais através das redes sociais.
Num comunicado conjunto, três organizações de caça "lamentam profundamente" o que dizem ser "um abate massivo que contraria os princípios éticos que devem estar subjacentes ao ato de caçar".
O mesmo afirma o Presidente do Clube de Monteiros do Norte, que na RTP considerou que o que terá acontecido na Azambuja “nem sequer é caça”.
Vários partidos já reagiram. PSD, PS PCP e PAN querem mais explicações sobre este caso. O PSD pediu a audição do presidente do Instituto de Conservação da Natureza no Parlamento, pedido que já foi aprovado.
João Pedro Matos Fernandes, ministro do ambiente, vai revogar a licença de caça da quinta da Azambuja.
Uma garantia dada pelo ministro esta manhã na TSF, e depois de ver as imagens de 540 veados e javalis mortos, alinhados no chão da Quinta da Torre Bela.
André Silva, do partido Pessoas Animais Natureza, considera que esta é uma "chacina absolutamente abjecta" e lembra que houve propostas de lei sobre a caça apresentadas pelo partido que foram chumbadas no parlamento.
O Partido Socialista repudia a morte destes 540 animais e diz que não se pode confundir Montaria com um acto que se tratou de encurralar animais e matar indiscriminadamente.
O PS diz, por isso, que o que aconteceu na Azambuja tem de ser investigado e se, necessário, participar ao Ministério Público.
O PCP considera que a montaria na Azambuja foi um ato deplorável.
Caçadores espanhóis abatem 540 animais em Portugal
Instituto de Conservação da Natureza com inquérito a montaria na Azambuja

sábado, 27 de junho de 2020

Procuram um lince ibérico (Quitapon), gravemente ferido pelos caçadores que mataram a sua irmã!

Seprona, um serviço de protecção da natureza, está investigando o paradeiro de um lince ibérico chamado 'Quitapon' que está desaparecido, cuja irmã foi encontrada enterrada com 78 chumbos dentro do seu corpo!
Como resultado da descoberta da carcaça do lince ibérico, as autoridades prenderam duas pessoas como autores de um crime contra a vida selvagem para fins de caça.
Os caçadores atiraram nos dois animais à queima-roupa, deixando Quitapon gravemente ferido, por isso é vital encontrá-lo para poder tratar as suas feridas e reinseri-lo na natureza.
Em Espanha houve um repovoamento do lince ibérico. Em 2002, haviam cerca de 100 linces na Península Ibérica, enquanto hoje existem cerca de 1.000. Os agentes do Seprona querem esgotar todos os recursos para tentar localizar o animal.
Não se pode generalizar, mas há caçadores que não merecem o ar que respiram, ASSASSINOS!!!
Bom trabalho realizado pelo Seprona e pela Guardia Civil, bem-hajam!!!
Fonte: https://amp.antena3.com

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).