segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Eu, o Lince Ibérico

Filipe de Figueiredo (Autor), Um Futuro Inquietante, Edição em Português.
A vida selvagem é das experiências mais fascinantes de seguir. As espécies marcam cada região do planeta como poucas outras referências o conseguem fazer. O pior que a humanidade pode fazer a si própria é continuar a contribuir de forma irresponsável para os riscos de extinção da vida animal que permite ainda a sustentabilidade do nosso mundo.
A vida na Terra depende do equilíbrio da natureza e esta precisa que todas as formas de vida subsistam em função das suas necessidades naturais.
Desde muito pequeno que me apaixonei pelo mundo animal. Levei os últimos quarenta e sete anos da minha vida a estudar e a tentar compreender os fenómenos do reino animal e a analisar a etologia das espécies ou a sua relação com o meio ambiente.
Todos os animais me deslumbram, contudo, é o Lince-ibérico a principal razão que está por detrás da definição da minha vida enquanto conservacionista.
Este trabalho não pretende ser uma referência literária, nem um modelo de uma obra ecológica, procura sim, através da invocação de mais de 500 exemplares, prestar um tributo a todos os linces que participaram ou lutam ainda para que esta espécie icónica não desapareça, irremediavelmente, da nossa Península Ibérica.
Eu, o Lince Ibérico

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).