Protocolo de desfragmentação de habitat por estradas e conceção. (Manual Iberlince) (ES/PT/EN)
© Royle Safaris -
https://www.facebook.com/roylesafaris7
Introdução
Neste protocolo é apresentada a metodologia para a seleção dos locais mais adequados para a instalação de medidas que minimizem o impacto das redes de comunicação (estradas e vias férreas) e posterior monitorização da sua eficácia e efeitos nas populações de fauna silvestre, próximas aos locais das implantações.
Após a fase de preparação do projeto LIFE+ Iberlince, onde será executado um modelo de seleção de áreas de reintrodução, será realizado um outro modelo a grande escala que pretenderá identificar e categorizar as alternativas de comunicação entre as áreas principais/focais, onde existem as populações de lince, assim como as propostas para que existam populações de lince no futuro. Serão tidas em conta as manchas próximas que promovam a conetividade entre elas ou outras zonas de expansão. Neste processo serão utilizados indicadores estruturais. Uma vez identificadas estas conexões, será realizada uma recolha de dados mais pormenorizada que ajude a selecionar as mais fiáveis tecnicamente e a facilitar a sua promoção. Para isso, serão também utilizados indicadores funcionais mais específicos da espécie ou de grupos próximos nos seus habitats.
O seguimento, com a mesma metodologia aplicada para a seleção, é a chave para que seja possível testar e corrigir, no caso de ser necessário, todas as atuações realizadas.
[PDF] Protocolo de desfragmentação de habitat por estradas e conceção. (Manual Iberlince) (ES/PT/EN). http://www.iberlince.eu/images/docs/3_InformesLIFE/ProtocoloDesfragmentacion_M.Iberlince.pdf
Sem comentários:
Enviar um comentário