sábado, 22 de agosto de 2020

Protocolo de libertação do Lince Ibérico (Manual Iberlince) (ES/PT/EN)

© Royle Safaris - https://www.facebook.com/roylesafaris7
Introdução
Uma vez selecionadas as áreas de reintrodução segundo o Protocolo de Seleção de Reintrodução do Lince Ibérico (Lynx pardinus) do Projeto LIFE+Iberlince, o passo seguinte consiste na preparação das áreas para as libertações (Guia de Reintroduções IUCN), já que, embora as condições socio-ambientais das áreas de trabalho tenham sido provavelmente avaliadas como ótimas, grande parte dos terrenos selecionados para a reintrodução do lince ibérico deverão ser propriedade privada. Por conseguinte, são fundamentais os acordos de cooperação entre a propriedade privada e os beneficiários do Projeto Iberlince. Uma vez ultrapassada esta etapa preparatória, a preparação dos exemplares nos centros de cria, a seleção e o número de exemplares a libertar, a escolha de métodos corretos de libertação, o programa de acompanhamento, etc., assumem um papel chave tanto para conseguir os resultados positivos desejados, como para os poder avaliar adequadamente (ver Hayward e Somers, 2009, para grandes carnívoros ou a revisão geral de Fischer e Lindenmayer, 2000). A experiência passa por várias etapas: a) procedência, seleção e preparação dos exemplares; b) escolha do método de libertação; c) adequação das áreas de libertação e preparação das instalações pré-soltura; d) número de exemplares a libertar e acompanhamento dos exemplares.
[PDF] Protocolo de libertação do Lince Ibérico (Manual Iberlince) (ES/PT/EN). http://www.iberlince.eu/images/docs/3_InformesLIFE/ProtocoloLiberaciones_M.Iberlince.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).