segunda-feira, 10 de agosto de 2020

REPRODUÇÃO DE LINCE IBÉRICO NO VALE DO GUADIANA - 2020

Resultados da reprodução de lince ibérico na natureza em Portugal - 15 fêmeas, 50 crias em 2020.
© Pedro Sarmento - ICNF - https://www.icnf.pt/
É durante o mês de maio que as crias de lince ibérico começam a sair com mais frequência da toca, seguindo a sua mãe em pequenas deslocações.
Com apenas 2 meses de idade ainda são bastante frágeis e têm a tendência de se movimentarem muito juntas. É também nesta fase que se intensificam os esforços de foto-armadilhagem para se identificarem os novos linces. O facto dos pequenos linces andarem sempre muito próximos torna mais fácil saber quantos compõem a ninhada e sempre que um território de uma fêmea reprodutora é descoberto são instaladas múltiplas câmaras
Até 10 de agosto foram encontradas 15 ninhadas com um total de 50 crias, prevendo-se que ainda se possa chegar às 20 ninhadas e a um número de crias próximo de 60. Se tal acontecer serão mais 7 ninhadas do que em 2019 e cerca de mais 15 crias.
Ao longo dos últimos anos a população de linces do Vale do Guadiana tem vindo aumentar os seus efetivos e o sucesso do programa de reintrodução é bastante evidente, com uma elevada taxa de reprodução, um número de efetivos que já ultrapassa os 120 e uma área ocupada que está perto dos 500 km2.
Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo
#𝘦𝘴𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴𝘰𝘯 #🅸🅲🅽🅵𝘴𝘰𝘮𝘰𝘴𝘵𝘰𝘥𝘰𝘴𝘯𝘰𝘴

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).