Mostrar mensagens com a etiqueta Vale Fuzeiros. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Vale Fuzeiros. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Começa a temporada de cria no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI) 2022!

CENTRO NACIONAL DE REPRODUÇÃO DO LINCE IBÉRICO, EM VALE FUZEIROS, SILVES.
🐱 A temporada de reprodução do lince ibérico, no Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico (CNRLI), iniciou a 29 de dezembro, com as cópulas de Queratina e Galeno. Queratina e Galeno é o primeiro de 5 casais feitos até ao momento no CNRLI a iniciar o período de cópulas. A Queratina, vinda do centro de cria de Zarza de Granadilla, tem este ano a sua primeira temporada de reprodução no Programa de Conservação Ex Situ. Sendo uma fêmea inexperiente terá este ano uma temporada exigente. O macho Galeno, que já deixou descendência, chegou no fim de 2021 ao CNRLI também proveniente de Zarza de Granadilla e após adaptação foi emparelhado com a Queratina.
🎥 © CNRLI - ICNF
Janes e Juromenha (foto de arquivo)
📷 © CNRLI - ICNF

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Imagens da libertação do Rosmaninho e do Rouxinol, captadas pelos técnicos do ICNF

Os linces-ibéricos Rosmaninho e Rouxinol foram libertados na terça-feira, 9, em Mértola, numa zona que se encontra sob jurisdição do Regimento de Infantaria n.º 1, de Beja.
Ambos os felinos são machos e nasceram há pouco menos de um ano no Centro Nacional de Reprodução de Lince-Ibérico, gerido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), situado em Vale Fuzeiros, Silves, no Algarve. Rouxinol é filho da fêmea Fresa e do macho Drago; os pais de Rouxinol são a fêmea Juncia e o macho Fresco.
Momento da libertação de um dos dois linces-ibéricos - © ICNF

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).