O lince ibérico, captado pelo mestre Antonio Pizarro Rodriguez
O lince ibérico, captado pelo mestre Antonio Pizarro Rodriguez
Antonio Pizarro Rodriguez, nascido em Sevilha, Espanha, em 1973, é um fotógrafo autodidata que começou a trabalhar como repórter do Diario 16. Trabalhou com diferentes meios de comunicação locais e nacionais, até ingressar na equipa do Diario de Sevilha em 1999, onde mais tarde passou a ser Editor-Chefe de Fotografia.
Em 2013, iniciou o seu interesse pela fotografia de natureza, e dedicou especialmente a maior parte do seu tempo a fotografar o Lince Ibérico. Pretende criar fotografias de conservação que possam atuar, no futuro, como amostra de estudo para diferentes espécies em termos de comportamento.
Dois linces-ibéricos assustam-se depois de ouvirem tiros de uma arma de caçador, perto de Aznalcázar, Espanha.
O lince-ibérico, encontrado em partes de Espanha e Portugal, é a espécie felina mais ameaçada do mundo, de acordo com o World Wildlife Fund. A espécie foi trazida à beira da extinção por uma série de fatores, incluindo a fragmentação do seu habitat florestal e subsequente isolamento genético, sendo escalfada pelas suas peles, e uma base alimentar em declínio. Os coelhos, a sua dieta básica, foram quase eliminados da área por doença hemorrágica do coelho. Uma população de linces de cerca de 5.000 no início da década de 1960 foi reduzida para algumas centenas, mas pesquisas recentes do Fundo Mundial da Vida Selvagem indicam que os números estão lentamente a aumentar após os esforços de conservação.
Cronologia do estado de conservação do lince ibérico
Gráfico de mortes por ano
Projeto: Causas de morte do lince ibérico
A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)
1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).
Sem comentários:
Enviar um comentário