Diga NÃO ao uso de venenos
A Câmara Municipal de Castelo Branco “Bird Watching – Castelo Branco” desenvolveu a campanha de sensibilização "Diga NÃO ao uso de venenos", em conjunto com a Liga para a Protecção da Natureza (LPN), alertando para os riscos da utilização de venenos.
Esta campanha foi desenvolvida no âmbito do projeto Interreg ‘Territorio EUROBIRD’ de cooperação transfronteiriça Espanha-Portugal, apoiado pela União Europeia e tem como objetivo sensibilizar a população para o NÃO uso de venenos, explicando as consequências nefastas da sua utilização para a biodiversidade, conservação da Natureza e também para o Ser Humano. Inclui também informação de como todos devemos atuar ao encontrarmos animais vivos ou mortos com sinais de envenenamento ou iscos envenenados.
Os venenos são uma das principais causas de diminuição acentuada de diversas espécies ameaçadas, como o abutre-preto, o milhafre-real, o grifo, a águia-imperial-ibérica e o lince-ibérico.
O uso indevido de venenos para além de representar um grave problema para a biodiversidade coloca em risco a Saúde Pública pela contaminação dos solos, dos recursos hídricos e das culturas alimentares.
“VERSÃO EM PDF”
Os predadores de topo como o lince-ibérico e a águia-imperial-ibérica contribuem para o equilíbrio dos ecossistemas a que pertencem mas são também afetadas pelas campanhas de controlo de predadores.
No contexto do projeto LIFE Imperial, coordenado pela LPN, foi implementado um programa de formação, sensibilização, fiscalização e ação judicial sobre o tema dos venenos.
Saiba mais sobre o nosso trabalho:
●“LIFE Imperial continua ação contra o uso ilegal de venenos”
●“Veneno e Fauna Selvagem em debate”
●“Associação de caçadores regressa a tribunal”
●“Magistrados abordam tema do veneno”
●“Campanha de sensibilização contra o uso ilegal de veneno”
●“Seminário “Conservação de Aves de Rapina” - LIFE Imperial”
●“Novo ano, novo alerta: o uso ilegal de venenos continua”
●“Programa Antídoto Portugal”
Sem comentários:
Enviar um comentário