Projeto Life Iberconejo recebe 2,1 milhões de euros para combater declínio do coelho-bravo
Projeto Life Iberconejo recebe 2,1 milhões de euros para combater declínio do coelho-bravo
📸 © Guillermo Delgado Sanchez
O projeto Life Iberconejo, desenvolvido por entidades portuguesas e espanholas para evitar o progressivo declínio do coelho-bravo e inverter os respetivos impactes ambientais e socioeconómicos, acaba de receber 2,1 milhões de euros, no âmbito da candidatura ao Programa LIFE, lê-se numa nota divulgada pela pelo ICNF.
O projeto que teve início a 1 de outubro e com conclusão prevista para o final de 2024, tem como unidade geográfica de trabalho, sensivelmente, a metade centro e sul da Península Ibérica e é coordenado pela Asociacion para la Defensa de la Naturaleza (WWF Espanha). As 14 entidades beneficiárias – cinco das quais portuguesas, entre elas o ICNF – representam, no seu conjunto, os principais interessados na gestão desta espécie, nomeadamente, organismos da administração pública, instituições de investigação, federações de caçadores e organizações não governamentais de conservação da natureza
Segundo o ICNF, o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus algirus) desempenha um papel chave nos ecossistemas mediterrânicos, sendo presa base para vários predadores, alguns especializados, como por exemplo o lince-ibérico (Lynx pardinus) e a águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti). São-lhe também atribuídas importantes atividades como “modelador da paisagem associadas aos sistemas mediterrânicos”, contribuindo para a “perpetuidade destes sistemas em particular como fomentador da pedogénese”. Paralelamente é uma das mais importantes “espécies cinegéticas no quadro venatório nacional, quando não ibérico, sendo a base de sistemas económicos que têm a atividade cinegética como suporte das suas atividades”, lê-se no mesmo comunicado.
📸 © Guillermo Delgado Sanchez
O Life Iberconejo pretende contribuir para a inversão da tendência de declínio incidindo numa série de temas fulcrais. Nomeadamente, o desenvolvimento de uma estrutura ibérica de governança: European rabbit Iberian Coordination Committee (ERICC); a avaliação e monitorização das populações de coelho-bravo à escala ibérica, utilizando protocolos de avaliação comuns nos dois países; a avaliação e monitorização dos apoios comunitários à atividade agrícola considerando os seus benefícios para a sustentabilidade desta espécie, onde ainda se inclui a avaliação dos prejuízos causados pelo coelho nos sistemas agrários e formas de os avaliar e minimizar.
A primeira reunião das entidades participantes do LIFE Iberconejo realizou-se no final do ano passado, contou com a participação do ICNF, e nela foram apresentados o modo de funcionamento e de gestão do projeto, assim como os principais objetivos e tarefas de curto prazo.
📸 © Guillermo Delgado Sanchez
Pode ver também:
La Guardia Civil investiga la desaparición de linces en Córdoba tras el hallazgo de varios transmisores arrancados
Sete linces ibéricos vão ser libertados em fevereiro no Vale do Guadiana
Espanha irá proibir a caça ao lobo-ibérico em todo o território
Sem comentários:
Enviar um comentário