O lince ibérico é um animal solitário que evita habitats artificiais como plantações florestais e agrícolas extensivas, preferindo zonas de floresta mediterrânica, de bosque e mato intercalados com pastagens. Este tipo de habitat é também favorável a ocorrência da sua presa principal, o coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus).
ILUSTRAÇÕES: Telma Costa
DESIGN: A Cor Laranja
O lince é um predador especialista que selecciona as suas presas, com 80 a 100% da biomassa que consome consiste no coelho-bravo. Na escassez da presa principal sua dieta, pode também recorrer a outros animais para subsistir, como por exemplo o rato do campo (Apodemus sylvaticus), veados selvagens (Cervus elaphus) e aves como a perdiz-vermelha (Alectoris rufa).
O lince é um felino primariamente noturno, com maior actividade no período de crepúsculo, percorrendo diariamente um território extenso de cerca de 7km. É uma espécie territorial, tolerando apenas outros indivíduos no seu território durante o período de acasalamento. Quando a densidade da população de linces numa determinada área é reduzida pode adoptar um comportamento de monogamia em vez do habitual sistema de reprodução poligínico. A época de acasalamento decorre entre Janeiro e Julho. O período de gestação dura cerca de 2 meses e com uma taxa de reprodução baixa de 2 a 3 crias por ninhada. As crias são acompanhadas pela progenitora até à fase juvenil, atingida entre os 8 e 23 meses de idade. A área territorial necessária de um lince ibérico adulto pode variar entre os 4 e os 20km2.
EducaLince - Guia de Fauna e Flora - Guia sobre a Fauna e Flora dos Territórios do Lince-ibérico
Sem comentários:
Enviar um comentário