Sete anos depois do lançamento da iniciativa, existem hoje duas centenas de linces distribuídos entre o Alentejo e o Algarve e a monitorização realizada no Vale do Guadiana revela que, em 2021, nasceram 70 novas crias.
"Uma das razões pelas quais está a resultar é porque há um trabalho dedicado das administrações portuguesa e espanhola, com um forte investimento, com capacitação, com pessoas, com trabalho com as populações locais - é muito importante dizer isto -, com parceiros como os caçadores, que muito nos ajudaram no terreno em Mértola, no trabalho de reintrodução."
-Rodrigo Serra-
diretor do Centro Nacional de Reprodução do Lince Ibérico
Segundo o Instituto, um dos aspetos mais relevantes do ano passado foi a consolidação da população de linces no território algarvio, onde existe ainda um grande potencial de expansão.
Ainda para o mês de fevereiro ou, o mais tardar, no início de março estão previstas novas largadas de linces nascidos no centro de reprodução de Silves.
Cronologia do estado de conservação do lince ibérico
Gráfico de mortes por ano
Projeto: Causas de morte do lince ibérico
A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)
1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).
Sem comentários:
Enviar um comentário