quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Após o nascimento de 70 crias em 2021, vivem atualmente em liberdade no Vale do Guadiana, no Alentejo e no Algarve, cerca de 200 linces-ibéricos.

Monitorização de 2021 da população de linces ibéricos reintroduzida no Vale do Guadiana revela que há 70 novas crias de um total de 24 fêmeas reprodutoras.
Da ameaça da extinção à reprodução: são já 200 os linces-ibéricos à solta no Vale do Guadiana. Imagens ICNF
HM
Setenta novas crias de lince ibérico no Vale do Guadiana. Imagens ICNF
Nasceram mais 10 crias do que no ano anterior. Este crescimento ocorre após a reintrodução destes animais na natureza.
Cerca de 200 linces ibéricos vivem atualmente em liberdade no Vale do Guadiana, no Alentejo e no Algarve, após o nascimento de 70 crias em 2021, de um total de 24 fêmeas reprodutoras, são mais dez nascimentos e mais seis fêmeas reprodutoras que em 2020.
Monitorização de 2021 da população de linces ibéricos reintroduzida no Vale do Guadiana revela que há 70 novas crias de um total de 24 fêmeas reprodutoras. São mais 10 nascimentos e mais 6 fêmeas reprodutoras comparativamente ao ano anterior, podendo estes números ainda ser revistos em alta, dada a vasta área agora ocupada pela espécie.
Sete anos após o início do processo de reintrodução, são agora referenciados cerca de 200 linces distribuídos por um vasto território que se estende entre os concelhos de Serpa e de Tavira. Um dos aspetos mais relevantes de 2021 foi a consolidação da população em território algarvio, onde agora residem cerca de 20 exemplares e onde ocorreram 9 nascimentos, existindo ainda um amplo território que poderá vira a ser ocupado pela espécie.
Nos próximos anos, ao abrigo do projeto LIFE Lynxconnect (LIFE 19 NAT/ES/001055), serão desenvolvidas iniciativas para reforçar a ligação entre as várias populações de linces e valorizar o ecossistema mediterrânico, melhorando a qualidade do habitat e a abundância de presas.
O sucesso da reintrodução do lince, verificado ao longo destes anos, resulta de um esforço ibérico em que associações de caçadores, agricultores, proprietários, ONGs, autarquias e entidades governamentais se uniram para resgatar e reverter a tendência de evolução de uma espécie que caminhava para a extinção.
Ainda durante o mês de fevereiro / início de março será dada continuidade ao processo com as soltas deste ano, das quais daremos nota oportunamente.
🐾Nasceram 70 crias de lince ibérico no Vale do Guadiana. © ICNF
Pode ver também:
Da ameaça da extinção à reprodução: são já 200 os linces-ibéricos à solta no Vale do Guadiana
Nasceram 70 crias de lince ibérico no Vale do Guadiana
Setenta novas crias de lince ibérico no Vale do Guadiana
CNN: Da ameaça da extinção à reprodução, já são 200 linces ibéricos à solta no Vale do Guadiana
Da ameaça da extinção à reprodução: são já 200 os linces-ibéricos à solta no Vale do Guadiana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).