domingo, 20 de dezembro de 2020

Lembram-se em 2009 do Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico, em Silves?

Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico, em Vale Fuzeiros, Silves, recebeu, em dezembro de 2009, mais dois Linces, numa iniciativa que `tesourinhos da memória´ relembram, pois na ocasião contou com a presença de Humberto Rosa, secretário de Estado do Ambiente.
© BatX@pas
Éon” e “Calabacin” serão os 15º e 16º animais a chegarem a Portugal, vindos dos centros de reprodução em cativeiro localizados em Espanha, onde integram já o programa ibérico de conservação ex-situ (fora do habitat natural) de lince-ibérico e do qual o centro de Silves faz agora parte.
O Centro de Reprodução do Lince-ibérico é um dos instrumentos estratégicos do Plano de Acção para a Conservação do Lince-ibérico, pretendendo-se que contribua, em articulação com os centros homólogos de Espanha, para o estabelecimento de uma população de lince-ibérico viável do ponto de vista sanitário, genético e demográfico e que seja composta por animais adequados do ponto de vista etológico, sanitário, reprodutivo e genético para a sua reintrodução posterior em áreas de distribuição histórica da espécie.
Lembram-se em 2009 do Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico, em Silves?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).