sexta-feira, 2 de abril de 2021

Procura-se Médico-Veterinário para o CNRLI e para o CTRLI

Pede-se divulgação:
Procura-se Médico-Veterinário para o Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico (CNRLI) e para o Centro de Treino e Recuperação de Lince Ibérico (CTRLI) em São Bartolomeu de Messines, Silves, com interesse em Medicina da Conservação e para realizar trabalho ex situ – com a população em cativeiro e recuperação de linces selvagens - e in situ – com a população de lince-ibérico livre em Portugal.
O Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Vale Fuzeiros, Concelho de Silves, irá em breve abrir um centro de recuperação de linces-ibéricos nas suas instalações e expandirá as suas tarefas de cobertura veterinária no apoio à equipa de campo que monitoriza a população selvagem de lince em Portugal. As tarefas incluirão capturas de rotina de linces para monitorização sanitária da população, acompanhamento da mesma e recuperação / reabilitação de linces que o necessitem no CTRLI.
A Investigação Veterinária Independente é a empresa responsável pela gestão técnica do CNRLI / CTRLI e pela equipa que o opera. Procuramos um@ Médic@ Veterinári@ motivad@ para entrada imediata na sua equipa de medicina veterinária, através de celebração de contrato consoante currículo e experiência profissional. O vencimento base mínimo será de 16.800€ brutos/ano já com isenção de horário e será ajustado à experiência d@ candidat@, ao que acresce o subsídio de alimentação.
A posição destina-se idealmente a candidat@ com um mínimo de 2 anos de experiência profissional em clínica de pequenos animais e/ou centros de recuperação fauna silvestre, ou projetos de conservação de animais selvagens, com forte interesse anestesia, imagiologia, epidemiologia, medicina interna e de urgência. Deverá ter experiência clínica e interesse por comportamento animal, interesse pela vertente de análise de dados e participação em investigação científica, disponibilidade para participar em cobertura veterinária permanente rotativa e para a cria artificial por turnos dos linces-ibéricos nascidos no CNRLI que o necessitem, e para deslocações nacionais e internacionais esporádicas.
A equipa veterinária é constituída pelo director clínico da IVI, pelo veterinário a contratar, e pelo veterinário / etólogo do CNRLI. Esta equipa é depois suplementada por especialistas veterinários nas mais diversas áreas que assistem o trabalho dos veterinários do CNRLI. A posição tem as seguinte funções: Assegurar a saúde e bem-estar dos linces mantidos em cativeiro, realizando inspecções visuais periódicas aos animais e mantendo uma comunicação constante e fluída com a equipa de tratadores, etologia e a direcção sobre a sua saúde e atitude. Responsabilidades:
• Realizar exames anuais e/ou quando necessário aos exemplares do centro, e responder a qualquer problema médico (traumático, metabólico ou de outra índole) de forma imediata
• Escrever relatórios em tempo útil para comunicação ao Grupo Assessor de Aspectos Sanitários, direcção e equipa do centro.
• Definir o esquema e participar nas rotações veterinárias que asseguram a disponibilidade de assistência sanitária aos animais 24 horas por dia e 7 dias por semana, incluindo esquema rotativo de
• Integrar os resultados obtidos nas diversas análises recebidas de forma a ter uma visão completa de todos os linces do centro e de cada lince individualmente, assegurando a sua comunicação à direcção clínica.
• Introdução dos dados na base de dados biométricos do CNRLI.
• Utilizar a base de dados para ajudar a responder a perguntas concretas de carácter sanitário.
• Propor palestras / tarefas que ajudem a equipa de tratadores, voluntários e outros a agudizar o “olho clínico”.
• Coordenar / organizar cursos de treino para o pessoal do centro (partos, emergências, etc.).
• Coordenar o envio de amostras biomédicas dos animais do centro.
• Preparar e/ou participar na preparação de protocolos biomédicos, informações e documentos relacionados com aspectos sanitários.
• Manter a vigilância sanitária dos fornecedores de coelho vivo.
• Apoiar a realização de necrópsias de lince-ibérico.
• Manter-se actualizado sobre aspectos importantes em medicina felina mediante: leitura de livros técnicos / bibliografia, assistência a congressos relevantes, comunicação directa com especialistas.
• Participar nas reuniões de planeamento dos trabalhos do CNRLI
• Propor ideias / alterações que ajudem a melhorar o funcionamento do centro e apoiar a recepção de visitas.
• Identificar perigos para a saúde humana provenientes dos trabalhos do centro, e dirigir o controlo dos mesmos.
• Acompanhar as evoluções legislativas ou normativas que estejam relacionadas com a actividade e os objectivos do centro.
• Actuar em caso de emergência de acordo com as atribuições definidas no Plano de Emergência Interno
• Auxiliar na cobertura veterinária das populações silvestres de lince-ibérico em Portugal
• Participar na captura, internamento, gestão clínica e recuperação de linces-ibéricos provenientes das populações selvagens de lince em Portugal.
Outras tarefas:
Participar no Grupo Assessor de Aspectos Sanitários do Lince Ibérico.
Apoiar as tarefas / necessidades de outros centros quando solicitado.
Perfil
Licenciad@ em medicina veterinária
Pelo menos 2 anos de experiência laboral.
Valorizar-se-á a experiência em clínica de pequenos animais e/ ou experiência em clínica / maneio de animais selvagens ou de zoológico.
Deve possuir capacidade de trabalho em equipa e poder participar em decisões referentes a aspectos de maneio, investigação e conservação.
Domínio escrito e falado de inglês e espanhol
Conhecimentos de informática na óptica do utilizador
Carta de condução de veículos ligeiros
Tod@s @s candidat@s terão de ser fluentes em Português escrito e falado com proficiência mínima C1, sendo também valorizada adicionalmente a proficiência em Inglês e Espanhol. Por favor enviar currículo, cartas de motivação e referência para independentwild@gmail.com.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).