quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

O lince-ibérico regressa a Granada quarenta anos após o seu desaparecimento.

🎥 © sicnoticias.pt
Dois machos e três fêmeas (Saturno, Sotillo, Solera, Ilexa e Terre) foram libertados num novo território em Espanha. (Sierra Arana, na província andaluza de Granada).
Os esforços de conservação de linces ibéricos têm dado frutos em Portugal e Espanha.
Duas décadas depois de ter sido considerada uma espécie em vias de extinção, a libertação destes cinco linces ibéricos na serra andaluza de Arana é uma espécie de pequeno milagre.
Estima-se que em finais no século XIX a população de linces em Portugal e Espanha rondasse os 100 mil. Em 2002, o número destes felinos era tão reduzido que quem iniciou trabalhos de conservação conseguiu contá-los. Na altura, foram localizados pouco mais de 90 animais, todos em Espanha. Nos últimos 20 anos, equipas dos dois países trabalharam em parceria para que a espécie não se extinguisse e sobretudo que recuperasse o seu território natural.
Em duas décadas, os programas de reprodução em cativeiro, feitos em colaboração entre os dois países resultaram no nascimento de mais de 400 crias. Estima-se que a população de linces em Portugal e Espanha ultrapasse os 1.366 animais.
Pode ver também:
Cópula de linces ibéricos em plena época de cio...
Primeira cópula de linces ibéricos registada por nós...
Há agora mais de 200 linces-ibéricos a viver em liberdade no Vale do Guadiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).