Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o lince-ibérico
Espécies do Livro Vermelho: Curiosidades sobre o lince-ibérico
O lince-ibérico (Lynx pardinus) é o maior felino de Portugal, onde começou a ser reintroduzido em 2015 e está ainda hoje ameaçado de extinção. Pode ser encontrado em especial no Parque Natural do Vale do Guadiana e áreas circundantes.
Quanto mede e pesa
Este mamífero mede 80 a 110 centímetros de comprimento corporal, entre 11 e 13 centímetros de cauda e ainda 60 a 70 centímetros de altura ao garrote. Este último conceito traduz-se na distância entre a base da pata e a região proeminente onde se unem as espáduas (região das omoplatas nos humanos) e é habitualmente usado para medir animais quadrúpedes.
Quanto ao peso, varia entre 8 a 10 quilos no caso das fêmeas, e entre 11 e 15 quilos relativamente aos machos.
O que come…
O lince-ibérico é especialistas em coelho-bravo, que pode representar entre 80 a 100% da biomassa consumida na sua dieta, mas pode também recorrer, como recurso secundário, a micromamíferos, ungulados selvagens e aves.
… e que animais é que o comem
Nenhum animal, uma vez que se trata de predadores de topo.
Onde vive
Em mosaicos de florestas mediterrânicas de bosque e matagal intercalados com pastagens naturais e artificiais. Este habitat é também favorável à ocorrência do coelho-bravo, que é a sua principal presa.
Quantos anos vive
Este mamífero pode viver até 16 anos.
Quantas ninhadas tem por ano e com quantas crias
O lince-ibérico tem uma ninhada por ano, com 2 a 3 crias, em média. A gestação dura cerca de dois meses.
Quais são as suas estratégias de caça
Espera, perseguição e captura. Este lince está adaptado a caçar animais que vivem em buracos e tocas, em relação aos quais a melhor estratégia é manter-se no solo quieto e agachado, à espera de que a presa se afaste o suficiente da entrada para não lhe dar tempo de fugir.
Onde se pode encontrar em Portugal
Os registos recentes de presença em Portugal correspondem aos locais de reintrodução – as primeiras libertações ocorreram em 2015 no Parque Natural do Vale do Guadiana e áreas circundantes – e a zonas próximas de expansão, ocorrendo reprodução natural desde 2016. Há também registos esporádicos noutras zonas do país, resultantes de movimentos dispersivos de indivíduos libertados e posteriormente fotografados ou atropelados em várias regiões.
O que nos fascina e surpreende nesta espécie
O facto de ser o maior felino de Portugal e por ser tão elegante e belo.
Qual o seu papel na manutenção de ecossistemas saudáveis
Controlar a abundância de outros predadores (como a raposa e o sacarrabos), diminuindo a pressão que existe sobre a sua principal presa, o coelho-bravo, que constitui também a principal presa de outras espécies igualmente ameaçadas como a águia imperial. Também ajuda na seleção dos exemplares mais sãos.
Autor:
Marta Dias é membro da equipa do projecto do Livro Vermelho dos Mamíferos. É estudante de mestrado de Biologia da Conservação, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com particular interesse no grupo dos mamíferos carnívoros.
Cronologia do estado de conservação do lince ibérico
Gráfico de mortes por ano
Projeto: Causas de morte do lince ibérico
A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)
1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).
Sem comentários:
Enviar um comentário