Em 2020, foram registados 14 núcleos populacionais de linces, um dos quais em Portugal (Vale do Guadiana) e 13 em Espanha - Andalucía com cinco núcleos, Castilla-La Mancha com três e Extremadura com cinco. O total de exemplares registados durante 2020 em toda a área de distribuição ibérica foi de 1. 111, repartidos entre Portugal (140-12,5%), Andalucía (506-45,5%), Castilla-La Mancha (327-29,4%) e Extremadura (141-12,6%).
Pela primeira vez desde que existem dados quantificados sobre a população de lince-ibérico, foi ultrapassado o número de 1.000 indivíduos registados, o que é um marco muito relevante no processo de recuperação desta espécie e melhoria do seu estado de conservação.
Desde o início do século XXI, foram desencadeadas diversas iniciativas de conservação, entre as quais se destacam diversos projetos LIFE, desde 2002 até à data, e o início da reprodução em cativeiro, no âmbito do programa de conservação ex situ. Graças a este grande esforço de conservação, nos últimos anos a população de lince-ibérico não parou de crescer em número e em relação à sua área de presença.
São apresentados os resultados dos trabalhos do censo do lince-ibérico efetuados em 2020 em Espanha e Portugal, realizados pelas administrações ambientais competentes com a colaboração de entidades não-governamentais que têm vindo a apoiar os trabalhos de monitorização e conservação da espécie.
Cronologia do estado de conservação do lince ibérico
Gráfico de mortes por ano
Projeto: Causas de morte do lince ibérico
A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)
1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).
Sem comentários:
Enviar um comentário