sábado, 23 de outubro de 2021

Rota territórios de lince

The Lynx Territories Route / Ruta de los Territorios del Lince
A Rota Âncora propõe-lhe uma visita pelos territórios do lince-ibérico, no coração do Parque Natural do Vale do Guadiana. Situado no vale médio do rio Guadiana, integra parte dos concelhos de Mértola e Serpa, e possui um interessante património natural e cultural. Em redor deste observatório, domina a paisagem ondulada de estepe cerealífera e no horizonte as serras de Alvares e de São Barão, bem como a Ermida da Sra. de Aracelis. A partir deste ponto poderá conhecer melhor os territórios de lince, visitando um, ou caso disponha de mais tempo, os dois percursos de interpretação assinalados no mapa.
Siga os conselhos para uma observação responsável! Boa visita!
Penilhos - João Serra - Alvares - Namorados

 

O percurso mais curto, em redor da área onde foram libertados os primeiros linces no cercado de aclimatação. a partir do qual se expandiram. É também propicio para a observação de aves, nomeadamente de grandes águias.
S. Miguel do Pinheiro - S. Bartolomeu de Via Glória - Ribeira do Vascão - São Sebastião dos Carros - Namorados

 

O percurso mais longo vai até á Ribeira do Vascão, classificada como Sítio RAMSAR, atribuída às Zonas Húmidas de Importância Internacional. Neste percurso poderá visitar um moinho de vento em S. Miguel de Pinheiro, o moinho de Alferes na Ribeira do Vascão, - onde se encontra um percurso pedestre sinalizado (PR8 - Um Percurso Ribeirinho).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).