segunda-feira, 1 de março de 2021

Primeiro parto no CNRLI em 2021 – Juromenha dá à luz 3 crias dia 27 de fevereiro, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Primeiro parto no CNRLI em 2021
Juromenha dá à luz 3 crias dia 27 de fevereiro
© CNRLI - ICNF
No sábado, 27 de fevereiro às 13h19 Juromenha pariu três crias fruto do seu emparelhamento com Juncabalejo. Juromenha, filha da Biznaga e do Drago, é a primeira fêmea nascida no CNRLI a parir dentro do Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico e um dos dois primeiros linces-ibéricos criados artificialmente com êxito pela equipa técnica do CNRLI.
É o terceiro parto de Juromenha, de 9 anos, que teve um total de 5 crias até este ano fruto de 2 gestações anteriores. Com estas 3 novas crias Juromenha eleva o seu contributo para a conservação do lince-ibérico às 8 crias. O parto de correu de forma normal e Juromenha presta os cuidados adequados às suas novas crias.
Juncabalejo, também de 9 anos, chegou ao CNRLI em 6 de novembro de 2020, tendo-se adaptado perfeitamente ao CRNLI e aos seus novos vizinhos e tratadores. Filho de Boj e Damán, nasceu no Centro de Cría de Lince Ibérico El Acebuche. Foi posteriormente movido para o Centro de Cría de Lince Ibérico Zarza de Granadilla onde foi emparelhado 5 vezes produzindo um total de 18 crias antes de 2021.
Como ponto alto foi pai com Fábula (em 2016) da segunda ninhada de 5 crias das duas registadas no Programa de Conservação Ex Situ do Lince Ibérico até ao momento (a primeira foi da Fruta e do Drago no CNRLI em 2013). Juncabalejo chega assim aos 9 anos às 21 crias de lince-ibérico produzidas no Programa.
Primeiro parto no CNRLI em 2021 – Juromenha dá à luz 3 crias dia 27 de fevereiro, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas

Sem comentários:

Enviar um comentário

Cronologia do estado de conservação do lince ibérico

Gráfico de mortes por ano

Projeto: Causas de morte do lince ibérico

A Reconquista do Lince Ibérico (Jogo)

1.º lugar na categoria “2.º Ciclo” – Agrupamento de Escolas de Vouzela
O Agrupamento de Escolas de Vouzela (EBI de Vouzela), Eco-Escola desde 2007/2008, apresentou um jogo informático intitulado “A Reconquista do Lince”, criado por um professor e por dois alunos do 5.º ano. O jogo, que já está disponível para ser experimentado, ainda vai sofrer algumas alterações por proposta da Fundação IBERLINX que está interessada no projeto e só depois serão lançadas as versões para computador, smartphone e tablet. (versão experimental).